quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vazamento de Valério vira arma contra Gurgel

Bancada do PT na Câmara pede ao Conselho Nacional do Ministério Público que investigue o vazamento do depoimento prestado por Marcos Valério à procuradoria-geral da República; audiência foi comandada por Claudia Sampaio, esposa de Roberto Gurgel; se Valério corria risco de ser assassinado, quem vazou o documento potencializou essa ameaça; advogado Marcelo Leonardo insinua que vazamento partiu da PGR

O Partido dos Trabalhadores e a Procuradoria-Geral da República travam uma guerra de vida ou morte. Na terça-feira, o PT sofreu o primeiro disparo, quando o jornal Estado de S. Paulo divulgou um depoimento secreto de Marcos Valério à PGR, numa audiência conduzida por Claudia Sampaio, esposa de Roberto Gurgel, e pela procuradora Raquel Branquinho. Nessa audiência, Valério relatou ter sido ameaçado de morte por Paulo Okamotto, braço direito do ex-presidente Lula. "Tem gente no PT que acha que a gente deveria matar você", teria dito Okamotto – o que foi negado por ele.

Nesta quarta, é o PT quem dá o troco. A bancada do partido na Câmara anunciou pedido para que o Conselho Nacional do Ministério Público investigue vazamento do depoimento prestado por Marcos Valério em setembro. Existem apenas duas possibilidades: ou foi a PGR quem vazou ou foi o próprio Valério, tentando tumultuar o processo da Ação Penal 470, no qual foi condenado a 40 anos de prisão.

Caso a primeira hipótese seja verdadeira, a falha da PGR terá sido gravíssima. Valério dizia estar sendo ameaçado de morte. Ao tornar pública a revelação, o Ministério Público, em vez de protegê-lo, estaria potencializando a ameaça. Segundo insinuou o advogado Marcelo Leonardo, que defende Valério, o vazamento partiu do MP. "Eu não tenho nada a declarar sobre o conteúdo dessa matéria, porque cumpro meu dever profissional de sigilo. Tem pessoas que não cumprem. Elas arquem com as suas responsabilidades", afirmou Leonardo.

Esta seria a segunda tentativa do PT de enquadrar Roberto Gurgel. No relatório da CPI do caso Cachoeira, o relator Odair Cunha (PT-MG) sugeriu que o Conselho Nacional do Ministério Público investigasse a prevaricação de Gurgel no caso do ex-senador Demóstenes Torres, cuja investigação foi engavetada por dois anos. O relatório ainda não foi votado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...