domingo, 12 de agosto de 2012

Uruguai proíbe diplomatas de estabelecer contato com autoridades do Paraguai, diz jornal

Ministérios das Relações Exteriores uruguaio divulgou documento com instruções de comportamento para embaixadas

Os embaixadores uruguaios estão proibidos de estabelecer “contato pessoal” com diplomatas do Paraguai e de participar em qualquer evento que possa significar o reconhecimento do governo de Federico Franco. Estas foram as instruções emitidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Uruguai nesta quinta-feira (09/08) aos seus diplomatas, informou o jornal local El País.

O documento conta com a assinatura do diretor de Assuntos Políticos da Chancelaria, Ricardo Gonzalez e do secretário geral do Ministério, Gonzalo Koncke e foi enviado a todas as missões diplomáticas uruguaias no exterior. 

Um dos efeitos imediatos da medida, explica o El País, é que nenhum diplomata paraguaio poderá ser convidado aos eventos comemorativos do aniversário da independência do Uruguai, que embaixada uruguaia realiza anualmente.  Apesar disso, o governo uruguaio não rompeu suas relações diplomáticas com o país.

O Uruguai não reconhece o novo governo paraguaio por considerar que o processo de destituição de Fernando Lugo foi um golpe de Estado. “Entendemos que houve uma espécie de golpe de Estado parlamentário”, afirmou o presidente José Mujica. O Paraguai foi suspenso do Mercosul e Unasul até as próximas eleições presidenciais por desrespeitar a cláusula democrática destes blocos regionais. 

A nova medida não foi bem aceita por membros da oposição, segundo o El País. Jaime Trobo, deputado do Partido Nacional e presidente a Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Deputados, disse que se trata de um ato “vergonhoso” que prova a “incapacidade” do Ministérios das Relações Exteriores em conduzir a política externa uruguaia.
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...