terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Clipe de Alexandre Pires associa homem negro a macaco e recebe críticas

É pra acabar mesmo, Sr. Alexandre Pires: são tantos estereótipos que nem Frantz Fanon explica! 

Sobre o clipe da música Kong [abaixo] com participação do Neymar, Mr. Catra e David Brazil, dirigido por Maurício Eça, meu amigo Guellwaar Adún escreveu para Alexandre Pires

Meu caro, extremamente reprovável esse vídeo Kong que vocês chamam de música. Não sei se tem noção do que essa associação do homem Negro ao macaco tem acarretado em nossas comunidades. Tampouco me iludo que seja ingênuo em relação a essa questão, mas sua contribuição para legitimar a animalização de nossa gente, dando eco e alimento às ridicularizações racistas que cotidianamente vivenciamos, sem dúvida alguma é tão daninha quanto qualquer ato racista. Se o objetivo era promover polêmica, sem dúvida alguma conseguirá. Não temos as redes de televisão nas mãos, porém somos muitos, e podemos multiplicar ao máximo uma reflexão honesta sobre isso que vocês estão fazendo. Espero que, ao menos, reconsidere a possibilidade de retirar esse clip do ar para pensar, se de fato, foi uma boa idéia gravá-lo. Admiramos seu trabalho pela pessoa que é e esperamos que seja humilde o bastante para escutar-nos e avaliar não somente com seus assessores e amigos/as próximos. Busque pessoas que compreendam as consequências nefastas do racismo em nossa sociedade, tenho certeza que te orientarão melhor sobre esse tema. Contamos, verdadeiramente, com sua compreensão e retirada desse clip do ar. Gratos…

4 comentários:

Catia disse...

Todos os Homens independentes de cor de pele estão associados aos macacos.
O Alexandre Pires é Lindo a pele Negra é linda.
E essa musica é muito Legal, Vocês precisam parar, o preconceito esta na cabeça de vocês.
Estamos aqui só de passagem, precisamos parar de levar a vida tão seriamente e nos divertir um pouco.
Dançar a musica do Alexandre é uma Ótima Dica.

Profdiafonso disse...

Olá, Catia! Boa tarde!

Sinto dizer-lhe que a visão que você expressa sobre a letra da música do Alexandre Pires não é a minha e de muita gente cuja perspectiva relacionada a questões preconceituosas segue outra direção.

Não concordo com o que vc diz, mas respeito sua opinião.

Ah... Dance sozinha esta música recheada por uma letra sem pé nem cabeça. Amanhã, ela será esquecida tamanha a gratuidade com que foi composta. Sua dica não é ótima... pelo menos para mim.

Grato pelo comentário e abs!

Anônimo disse...

A maior escravização que o racismo promove é a mental. É quando as pessoas não se dão conta do obvio. Dizer que o preconceito é algo "da cabeça de vocês" é, no mínimo, uma total falta de visão do visível.
Essa "coisa" que Alexandre Pires gravou e intitulou de música é uma ofensa não somente a nós, pretas e pretos, mas também para toda a sociedade brasileira. O racismo vem trazendo consequências nefastas à sociedade como um todo, e a associação da população preta com o macaco, ainda que queiram negar alguns, é uma das marcas de propagação/reafirmação/promoção da discriminação étnico-racial.
Uno minha voz a tantas outras e afirmo: que esse vídeo, Kong, seja retirado de circulação. E mais: que Alexandre Pires peça desculpa, oficialmente, à população preta brasileira, a qual ele ofendeu profundamente.

Anônimo disse...

na verdade isso é mesmo uma forma de racismo mesmo... mesmo dois deles serem negro...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...