terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Roberto Freire: o triste ocaso de um político combativo


Por DiAfonso

Roberto Freire, ao consolidar a degradação política e moral que ele próprio está ajudando a construir, vai manchando, aos poucos, sua vida pública. Presidente de um inexpressivo partido chamado PPS cujo único papel é ser apêndice do PSDB e gravitar em torno do DEM, Freire envergonha os pernambucanos que, como eu, já lhe conferiram votos para que pudesse chegar à Câmara Federal. O combativo político que outrora lutou contra a ditadura não mais existe. Apequenou-se. Hoje, faz coro com os neologistas que cunharam a expressão "Ditabranda" e com outros setores da mídia corporativa na intenção de solapar um governo democraticamente eleito e reeleito. Hoje, Freire vocifera contra LULA e contra tudo o que diz respeito às ações de um governo que, por mudar a agenda política em benefício dos menos favorecidos, conta com amplo apoio popular; governo que conquistou considerável respeito no cenário internacional, haja vista a sedimentação de uma linha diplomática que prima por fortalecer as relações bilaterais.

O enfático discurso ético contra o governo LULA parece ser apenas bravata, porquanto Freire silencia e se acovarda ao ser questionado quanto à sua condição de membro de dois conselhos municipais em São Paulo. O enfático discurso ético do ex-deputado federal se evapora diante dos R$ 12 mil que recebe apenas para se fazer presente nas reuniões mensais e subscrever seu "impoluto" nome nas atas da Empresa Municipal de Urbanismo (EMURB) e da SP-Turismo. Lula e o PT foram acusados de "lotearem" cargos no plano federal por José Serra (PSDB-SP) a quem Freire presta serviços, fazendo aguerrida defesa. Acaso o cargo que lhe foi concedido pelo governador de São Paulo não é "loteamento"? Não é imoral? Não é vergonhoso? Pelo que se vê, o seu enfático discurso ético não deve contemplar tal reflexão, não é mesmo, Roberto Freire?!?!


O primeiro-suplente de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Roberto Freire, esperneia quando o assunto é a acusação de receber propina do esquema de corrupção instalado no governo do DF. Mas o não tão nobre hoje ex-deputado e ex-senador pernambucano tem e merece o direito de defesa, pois os princípios democráticos e, especificamente, jurídicos lhe concedem esta garantia. É assim que tem que ser, Roberto Freire! Suspeição não é prévia condenação e nunca deverá ser. Que tal aprender com toda essa situação? Que tal avisar também ao seu correligionário Raul Jungmann (PPS-PE) para que seja mais comedido quando se tratar de denúncias - muitas vezes "plantadas" pela mídia corporativa com quem os senhores se alinham - contra o PT, a base aliada ou contra "quem quer que sêje" (variação linguística usada no meu querido Nordeste). Parece que os senhores não costumam rezar por esse princípio, não é mesmo?!?!

Sobre recente manifestação metafórico-futebolística do Presidente LULA, o presidente do PPS declarou que eles (Leia-se PSDB, pois o PPS não conta nem com a honrosa função de gandulas! É um partido periférico, portanto.) possuíam dois craques: José Serra e o mineiro Aécio Neves, enquanto que o PT e a base aliada tinham uma "perna-de-pau": a ministra Dilma Rousseff. Não há de se considerar aqui uma grosseria - ou coisa que o valha - vinda da parte de Roberto Freire, pois o ex-deputado fez uso legítimo de um artifício linguístico que é a adequação vocabular ao contexto. Há, sim, de se considerar a incapacidade reflexiva em torno de um momento político (além da degradação moral e política, estaria havendo também uma degradação na capacidade cognitiva do ex-deputado? Quero acreditar que não, pois aí seria o desperdício de um talento). Como alguém, no caso Dilma Rousseff, pode ser considerada "perna-de-pau" se, conforme recentes pesquisas, ela já desponta com 23% das intenções de votos na corrida presidencial e Serra estagna na casa dos 37% (resquício das últimas eleições)? É uma "perna-de-pau" dessas que quero no meu time: o time dos brasileiros que, realmente, torcem pelo BRASIL. Afinal, para que craques que dão dribles fascinantes e fazem gols apenas para a elite que se refestela nos camarotes e nas cadeiras cativas?

Para finalizar: não sei como um dos expoentes da esquerda nordestina, como Freire em tempos idos, presta-se a ser moleque de recados do PSerraDB! Lamentável...

Sobre o que declarou Roberto Freire, clique AQUI.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...